Impacto na Sociedade

Inserção (local, regional, nacional)

por Viviane Silva Bittencourt
Publicado: 27/09/2022 - 08:26
Última modificação: 02/06/2023 - 10:22
Inserção (local, regional, nacional)

Destaca-se a participação de docentes na atuação integrada com parcerias com outras Instituições de Ensino e Pesquisa, como:

(i) Organização do projeto de extensão "Olimpíadas Brasileira de Educação Financeira" pelo Professor Reiner Alves Botinha, que tem caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico.

(ii)  Organização do congresso da área “Congresso UFU de Contabilidade”, que vem se consolidando no cenário nacional;

(iii) Organização do Projeto “Seminários de Discussão de Pesquisas”, com a realização de debates de projetos de mestrado e doutorado entre a UFU, FURB e UNB, representado no PPGCC pela professora Sirlei Lemes;

(iv) Organização do evento anual “Meu Mestrado e Doutorado em Contabilidade Pública” pelo Professor Ricardo Rocha de Azevedo;

(v) Organização do evento anual "Seminário Estágio Docência como Prática Pedagógica de Ensino na Pós-graduação na Área Contábil”, realizado desde 2019 pelo NEPAC em parceria com os PPGs das instituições UFRJ, UFMS, UFG, USP e UEL;

(vi) Atuação constante dos docentes em apoio a disciplinas e atividades de outros PPGs, como UFG, UFMS e UFPB;

(vii) A parceria do PPGCC com o Programa de Ensino Tutorial da FACIC/UFU tem permitido que docentes e discentes do programa fazem palestras, ministram minicursos, orientam alunos do PET e desenvolvem atividades extensionistas diversas como o Projeto de orientações para a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Destaca-se a participação de docentes do Programa em atividades de representação em sociedades nacionais e internacionais, como Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – ANPCONT; Comissão de Ensino CRCMG, Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação (CTCONF-STN), Câmara de Avaliação de Projetos da área de Ciências Sociais Aplicadas da FAPEMIG; Comitê Permanente de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP-CASP/CFC), além de contar com dois docentes na Academia Mineira de Ciências Contábeis.

Diversos periódicos científicos contam tanto com a participação de docentes do PPGCC no corpo editorial e também como editores convidados para chamadas de números especiais, em revistas como Brazilian Business Review (BBR), Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA), Revista de Contabilidade e Organizações (RCO/USP), Education Policy Analysis Archives (EPAA), Binus Business Review (Indonésia), Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG) e International Journal of Agricultural Economics; Revista Multifaces; Revista Tecnologia e Sociedade; Revista Eletrônica de Administração e Turismo (REAT).

Os docentes têm atuado diretamente em comissões organizadoras de congressos acadêmicos da área, dos quais pode-se citar, além do Congresso UFU de contabilidade, os seguintes congressos: Congresso USP de Contabilidade (USP International Conference in Accounting), Congresso ANPCONT, Congresso UnB de Contabilidade e Governança, Congresso Internacional de Contabilidade Pública (Portugal), e na Divisão de Contabilidade do EnANPAD,

Os docentes têm atuado diretamente na produção de pareceres para revistas acadêmicas da área, das quais pode-se citar (i) como revistas nacionais: Brazilian Administration Review (BAR); Brazilian Administration Review (BBR); REGE - Revista de Gestão da USP; Revista  BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos; Revista ABCustos; Revista Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA); Revista Ambiente Contábil; Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais; Revista Cadernos de Pesquisa; Revista Cadernos Gestão Pública e Cidadania; Revista Catarinense da Ciência Contábil (RCCC); Revista Contabilidade Vista & Revista; Revista Contabilidade, Gestão e Governança; Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC); Revista Contextus; Revista de Administração Contabilidade e Economia; Revista de Administração Contemporânea (RAC); Revista de Administração Pública (RAP); Revista de Administração Pública e Gestão Social (APGS); Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE; Revista de Administração, Regionalidade e Contabilidade; Revista de Contabilidade da UFBA; Revista de Contabilidade e Finanças (RCF); Revista de Contabilidade e Organizações (RCO); Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPEC); Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; Revista Economia Aplicada; Revista Eduação em Revista; Revista Educação: Teoria e Prática; Revista Enfoque: Reflexão Contábil; Revista Estudos em Avaliação Educacional; Revista Gestão Universitária da América Latina; Revista Mineira de Contabilidade (RMC); Revista Perspectivas Contemporâneas; Revista RAEP - Administração: Ensino e Pesquisa; Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG); Revista Universo Contábil, ABCustos - Revista da Associação Brasileira de Custos; Custos e Agronegocios online; RAMA - Revista em Agronegócio e Meio Ambiente; Revista Gestão e Tecnologia; Revista de Administração da UFSM e (ii) revistas internacionais Education Policy Analysis Archives (EPAA); International Journal of Public Sector Management (IJPSM); Journal of Public Budgeting, Accounting & Financial Management (JPBAFM); Revista Cuadernos de Contabilidad; Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación; Revista Latin American Business Review; Turkish online Journal of Distance Education; Journal of Technology Management & Innovation.

Os docentes têm apoiado congressos nacionais e internacionais, por meio da emissão  pareceres científicos, oferta de palestras, minicursos, participações em painéis, coordenação de sessões científicas e apresentação de artigos, dos quais pode-se citar Congresso ADCONT (UFRJ); Congresso Brasileiro de Custos (CBC); Congresso EBAP - Encontro Brasileiro de Administração Pública; Congresso Egen - Encontro de Gestão e Negócios; Congresso ENANGRAD; Congresso ENANPAD; Congresso EnAPG; Congresso EnEPQ; Congresso ICMA/Cogecont (FURB); Congresso Nacional de Excelência em Gestão; Congresso SEMEAD; Congresso UFSC de Controladoria e Finanças; Congresso UNB de Contabilidade e Governança; Congresso USP de contabilidade; International Research Society for Public Management - IRSPM; International Congress of Public Sector Accounting.

Os docentes têm atuado com emissão de pareceres a comissões de seleção e projetos financiados, como: Prêmio Tese Destaque USP; Programa de Apoio a Eventos no País - CAPES/PAEP; avaliação de Projetos de Pesquisa para Bolsas de Iniciação Científica PIBIC CNPQ; Pareceres ad-hoc para Projetos CNPq, Parecer ad hoc CNPQ – PQ, parecer ad hoc CNPq Universal; parecer ad hoc CNPq - Apoio a Eventos Científicos, Pareceres Câmara de Avaliação de Projetos da área de CSA da FAPEMIG.

Os docentes do PPGCC têm realizado diversas pesquisas financiadas pelas agências de fomento, com projetos financiados pela FAPEMIG, e pelo CNPQ – Demanda Universal, e Bolsista Produtividade PQ. Nos anos de 2017 a 2020, os docentes coordenaram 32 projetos de pesquisa financiados por agências de fomento (CNPq e FAPEMIG), incluindo projetos de iniciação científica, abaixo listados:

1) A Profa. Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr coordenou o projeto “A prática do Open-Book Accounting nas empresas do setor automotivo do Brasil”, financiado pela FAPEMIG - (Programa de Apoio a Projeto de Pesquisa);

2) A Profa. Marli Auxiliadora da Silva coordenou o projeto “Avaliação de desempenho no terceiro setor: uma análise sobre a performance de organizações não governamentais (ONG)”, financiado pelo CNPq (CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016);

3) A Profa. Marli Auxiliadora da Silva coordenou o projeto “Work-life balance e o trabalho docente: um estudo nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis no Brasil” financiado pelo CNPq (PIBIC CNPq/UFU - Projeto IC- CNPq20170665);

4) A Profa. Marli Auxiliadora da Silva coordenou o projeto “Empregabilidade no setor contábil: qual a influência da modalidade de formação acadêmica?” financiado pela FAPEMIG (Termo de Outorga FAPEMIG/DOF nº. 2402041/2018);

5) A Profa. Marli Auxiliadora da Silva coordenou o projeto “Empregabilidade, gênero e formação acadêmica: um estudo no setor contábil” financiado pelo CNPq (PIBIC/CNPq/UFU - Edital nº 02/2018);

6) O Prof. Nilton César Lima coordenou o projeto “Composição do custo de produção da cana-de-açúcar na região do Triângulo Mineiro”, financiado pela Universidade Federal de Uberlândia (Programa Institucional de Apoio a Pesquisa (apoio a recursos humanos, Bolsas de IC);

7) A Profa. Sirlei Lemes coordenou o projeto “Convergência das Escolhas Contábeis feitas pelas Companhias Abertas dos Países do GLASS”, financiado pelo CNPq (Produtividade em Pesquisa PQ 2013);

8)  O Prof. Gilberto José Miranda e a Profa. Edvalda Araújo Leal coordenaram o projeto “Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios”, financiado pela FAPEMIG (Edital 17/2013 - Programa Primeiros Projetos - PPP);

9) O Prof. Gilberto José Miranda coordenou o projeto “Determinantes do Rendimento Acadêmico no ENADE nos Cursos da Área de Negócios no Brasil” financiado pelo CNPq (CNPq N º 12/2017 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa);

10) O Prof. Gilberto José Miranda coordenou o projeto “Características Qualitativas das Informações Contábeis nas Contratações Públicas no Brasil” financiado pelo CNPq (MCTIC/CNPq n.º 28/2018);

11) O Prof. Gilberto José Miranda coordenou o projeto “A eficiência dos professores sobre o desempenho dos alunos de Ciências Contábeis no Brasil: uma perspectiva a partir do modelo de valor agregado” financiado pela FAU – Fundação Universitária da UFU (FAU-UFU Nº 02/2018);

12) A Profa. Edvalda Araújo Leal coordenou o projeto “Iniciação Científica Ensino Médio - Finanças Pessoais e Educação Financeira” financiado pela FAPEMIG (Programa BIC-JR/FAPEMIG);

13) A Prof. Edvalda Araújo Leal coordenou o projeto “Competências e Saberes Docentes na Área Contábil” financiado pelo CNPq/UFU (PIBIC);

14) O Prof. Roberto Carlos Klann (PPGCC/FURB) e a Profa. Sirlei Lemes coordenaram o projeto “Fatores Determinantes para a Qualidade da Informação Contábil:  uma análise global”, financiado pelo CNPq (MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 – Faixa A – até 30.000,00);

15) O Prof. Ernando Antonio dos Reis e o Prof. Marcelo Tavares coordenaram o projeto “Geração e distribuição de riqueza no âmbito das principais culturas agrícolas exploradas no território brasileiro”, financiado pela FAPEMIG (Edital FAPEMIG 01/2014 - Demanda Universal);

16) O Prof. Ilírio José Rech coordenou o projeto “Influência dos vieses comportamentais no julgamento dos contadores no processo de elaboração das demonstrações financeiras”, financiado pela FAPEMIG (Bolsa IC - PIBIC-PIVIC-FAPEMIG 2014);

17) O Prof. Lucimar Antônio Cabral de Ávila coordenou o projeto “Instrumentos de Transparência dos Municípios Brasileiros: Análise Evolutiva da Disponibilização de Acesso à Informação”, financiado pela FAPEMIG (bolsa);

18) A Profa. Patrícia de Souza Costa coordenou o projeto “Covenants contratuais de rating: efeito sobre a Book-Tax Differences”, financiado pela FAPEMIG/UFU (Edital 05/2017 PIBIC);

19) A Profa. Patrícia de Souza Costa coordenou o projeto “Efeitos do Rating de Crédito Sobre a Book-Tax Diferences”, financiado pela FAPEMIG (Demanda Universal);

20) A Profa. Patrícia de Souza Costa coordenou o projeto “Bibliometria das Publicações Sobre Book-Tax Diferences”: estado da arte e apontamentos sobre possíveis lacunas” financiado pelo CNPq/UFU (Edital 02/2018 Bolsa PIBIC/CNPq/UFU);

21) A Profa. Patrícia de Souza Costa coordenou o projeto “Alterações na Book-Tax Diferences em Períodos que Antecedem a Emissão das Notas de Rating: Uma Análise de Associação”, financiado pela FAU/UFU;

22) O Prof. Rodrigo Fernandes Malaquias coordenou o projeto “Evidenciação e Custo de Capital no Cenário Pós IFRS” financiado pela FAPEMIG/UFU (PIBIC);

23) O Prof. Rodrigo Malaquias coordenou o Projeto “Estilo em Fundos de Investimentos Brasileiros e Americanos” com participação do Prof. Dr. Hsiu-Lang Chen (UIC, Chicago/EUA), referente à chamada Pública FAU 002/2018 - Programa Institucional de Apoio à Pesquisa;

24) O Prof. Rodrigo Fernandes Malaquias coordenou o projeto “Teoria de Agência em Fundos de Investimento”, financiado pela FAPEMIG (Edital FAPEMIG 01/2014 - Demanda Universal);

25) A Profa. Sirlei Lemes coordenou o projeto “Classificação dos Sistemas Contábeis com Base nas Escolhas Contábeis das IFRS” financiado pelo CNPq (bolsa);

26) A Profa. Sirlei Lemes coordenou o projeto “Percepção da Corrupção, Confiabilidade dos Números Contábeis e a Adoção das IFRS - Bolsa PQ” financiado pelo CNPq (Chamada CNPq 12/2016 – Bolsa PQ);

27) A Profa. Sirlei Lemes coordenou o projeto “Qualidade do lucro das empresas brasileiras: uma avaliação da aplicabilidade dos modelos de value relevance”, financiado pelo CNPq (CHAMADA MCTIC/CNPq No 02/2017);

28) O Prof. Marcos Antônio de Souza coordenou o projeto “Gestão de Custos Ambientais em Hospitais Privados Brasileiros” financiado pelo CNPq (Chamada CNPq 10/2015, Bolsa Produtividade PQ);

29) O Prof. Lucimar Antônio Cabral de Ávila coordenou o projeto “Institucionalização do Regime de Competência nas Práticas Contábeis dos Municípios Mineiros”, financiado pela FAPEMIG (Edital FAPEMIG 01/2018 - Demanda Universal);

30) O Prof. Sérgio Lemos Duarte participa do projeto “Serviço de polinização nas principais regiões produtoras de café no Brasil: biodiversidade, avaliação bioeconômica e intensificação ecológica” Chamada CNPq/MCTIC/IBAMA/Associação ABELHA Nº 32/2017.

31) A Profa. Edvalda Araujo Leal coordena o projeto “Metodologias Ativas de Ensino e a Motivação Discente na Educação Contábil” financiado pelo CNPq (Chamada CNPq 06/2019, Bolsa Produtividade PQ);

32) O Prof. Rodrigo Fernandes Malaquias coordena o projeto “Estratégias de investimento e performance em fundos de commodities do Brasil e EUA” financiado pelo CNPq (Chamada CNPq 06/2019, Bolsa Produtividade PQ);

33) O Prof. Ricardo Rocha de Azevedo coordenou o projeto “Fatores associados à baixa adequação do planejamento de resultados em municípios” (Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal);

34) O Prof Ricardo Rocha de Azevedo coordena o projeto “Efeitos da infraestrutura digital no campo de auditoria e contabilidade pública” (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021);

 

Um aspecto interessante entre os projetos acima citados é que eles foram majoritariamente financiados por órgãos de fomento externos à UFU (19 deles). Trata-se, portanto, de uma validação qualitativa dada por agentes independentes do meio acadêmico externos à Universidade, o que pode servir de indicador de reconhecimento da atuação docente.