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Caso para Ensino

Este caso de ensino relaciona os pressupostos de diferentes teorias com a tomada de decisão de investidores,  tais  como  Teoria  da  Agência,  Teoria  Stewardship,  Teoria  dos  Stakeholders,  Teoria  dos  Contratos e Teoria do Mercado Eficiente. Assim, foi criado um personagem fictício, Sr. Kusum, que se torna acionista das empresas Tesla Motors Inc. e Twitter. O caso permite que alunos de graduação e pós-graduação discutam acerca de diversas teorias que explicam o comportamento dos agentes de mercado por meio de uma situação semelhante à realidade, proporciona também a expansão da visão dos alunos para um melhor entendimento dos pressupostos das teorias estudadas. 

 

Santo Lima, A. C., Pedroza Francisco, A. Silva de Almeida, N. & Lemes, Sirlei. (2024). Manter ou vender? Uso de diferentes teorias para explicar comportamentos de tomada de decisão de investimento no Twitter e na Tesla. RMC - Revista Mineira de Contabilidade, ISSN 2446-9114, Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, V. 25, nº. 1, art. 7, p. 96 - 105.

Casos para Ensino

Autores: Gilberto José Miranda, Bruno Barbosa de Souza, Silvia Pereira de Castro Casa Nova

O presente estudo foca na utilização de casos para ensino para facilitar o aprendizado de conceitos de contabilidade pelos estudantes. O objetivo foi analisar o caso para ensino Open Safari visando o aprendizado de conceitos contábeis utilizando como base os elementos estruturais de um caso e os pressupostos da Teoria da Atividade de Estudo (TAE). Concluiu-se que a utilização de casos para ensino alinhada às bases da TAE tem o potencial de promover aprendizado, desde que estejam estruturados a partir de tarefas de estudo, além de conter elementos como: informações problematizadoras, contexto tanto próximo quanto possível da realidade do estudante e elementos motivacionais e emocionais. Os resultados indicam direcionamentos tanto para elaboração quanto para a avaliação de casos para ensino, podendo contribuir com docentes ao demonstrar como a TAE pode ser utilizada para operacionalizar o ensino e promover oportunidades de aprendizagem de conceitos contábeis utilizando casos para ensino.

Souza, B. B. de, Miranda, G. J., & Nova, S. P. D. C. C. (2023). Desenvolvimento de Conceitos Contábeis à luz da Teoria da Atividade de Estudo por meio do Caso para Ensino Open Safari. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 18(3), 74-94

Infraestrutura Digital

Autores: Ricardo Rocha de Azevedo, Guilherme Simões Belote, André Feliciano Lino

O artigo analisou como os sistemas de coleta de dados (DCS) desenvolvidos por órgãos governamentais de auditoria (Tribunais de Contas) afetam o planejamento orçamentário dos governos locais.Os resultados indicam que os layouts estruturados dos sistemas de coleta dos Tribunais de Contas reduzem a autonomia do planejamento orçamentário dos governos locais na elaboração de seus instrumentos de planejamento. Isso acontece porque o principal driver dos Tribunais é tornar as informações de MTEF auditáveis e não melhorar a utilidade das informações pelos governos.

Lino, A.F., Azevedo, R.R.de. & Belote, G.S. (2023). The influence of public sector audit digitalisation on local government budget planning: evidence from Brazil. Journal of Public Budgeting, Accounting & Financial Management, 35(2), 198-218.

Orçamento Participativo

Autores: Ricardo Rocha de Azevedo, Ricardo Lopes Cardoso , Armando S. M. Cunha , Brian Wampler

O artigo discute o orçamento participativo por uma ótica pouco explorada por essa literatura: a dimensão do orçamento. A literatura em geral tem focado no lado da participação, buscando analisar quais são os seus determinantes, barreiras para a adoção, e efeitos causados pela participação. O objetivo do artigo é trazer reflexões sobre a participação no ciclo orçamentário, analisando possíveis formas de participação em cada etapa, em que se busca trazer reflexões tanto para pesquisas quanto para os adotantes de mecanismos de orçamento participativo. Adicionalmente, indica caminhos ainda pouco explorados pela literatura sobre orçamento participativo.

Azevedo, R. R. de, Cardoso, R. L., Cunha, A. S. M. da, & Wampler, B. (2022). O orçamento participativo e a dinâmica orçamentária no setor público. Revista de Contabilidade e Organizações, 16(e193141), 1–14.

Orçamento participativo

Autores: Ricardo Rocha de Azevedo, Ricardo Lopes Cardoso , Armando S. M. Cunha , Brian Wampler

O artigo analisa fatores associados à descontinuidade do orçamento participativo (OP) em municípios brasileiros. Os resultados indicam que a descontinuidade está associada positivamente com a troca do partido do prefeito municipal entre as eleições, a despeito da ideologia do partido; positivamente com a troca da ideologia do partido do prefeito, com a entrada de partidos de esquerda; negativamente com a entrada de partidos com outras ideologias; e positivamente com a troca entre partidos de esquerda.

Azevedo, R. R. de, Cardoso, R. L., Cunha, A. S. M. da, & Wampler, B. (2022). Efeitos políticos na descontinuidade do orçamento participativo em municípios. Revista de Administração Pública, 56(3), 349–372.

Audiências públicas orçamentárias no setor público

A pesquisa analisa como ocorre a dinâmica das audiências públicas orçamentárias organizadas pelas prefeituras municipais. Os resultados indicam que os responsáveis pelas audiências públicas adotam estratégias para minimizar os riscos reputacionais e de responsabilização. https://doi.org/10.1590/0034-761220220122

Mesquita, T. S., & Azevedo, R. R. de. (2022). Fóruns de accountability síncrona: a dinâmica interna das audiências públicas orçamentárias. Revista de Administração Pública, 56(6), 799–822.

Controle Gerencial

Autores: Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Patrícia Villa Costa Vaz

Este estudo tem como objetivo analisar como o pacote de Sistema de Controle Gerencial impacta a percepção de confiança entre gestores e funcionários de uma empresa que passava por processos de mudança de ativos, como fusão.

Vaz, P. V. C. & Espejo, M. M. S. B. (2022). Sistema de controle gerencial e confiança entre gestores e funcionários: estudo de caso durante a fusão de empresa no brasil. Revista de Gestão Organizacional, 15, 109 - 125.

Educação contábil

Autores: Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Iasmin Andrade , Núbia Kawai , Guilherme Alves de Souza Andrade , André Felipe Queiroz

O objetivo deste estudo foi identificar os fatores que influenciaram a adoção de ferramentas tecnológicas por parte de estudantes da área de negócios durante o período da pandemia.

Espejo, M. M. S. B., Andrade, I. A., Kawai, N. G. O., Andrade, G. A. S. & Queiroz, A. F. (2022). Brazilian's perspective about adoption intention and effectiveness of digital platforms for online learning during covid-19. Revista Quipukamayoc, 30, 9 - 21.

Publicações de docentes