Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo

Disponibilidade para Orientação:
Sim
+55 67 3345-3922

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo -FEA/USP (2008), mestre em Administração - UEL (2004), graduada em -UEM (1997), Tecnologia em Processamento de Dados - UNICESUMAR (1996), e Ciências Contábeis -UNIGRAN (2017). Docente Permanente dos Programas de Pós-graduação em Administração, Administração Pública em Rede Nacional e Ciências Contábeis e dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis da Escola de Administração e Negócios - ESAN da UFMS. Docente Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UFU. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 - CNPq desde 2013. Coordena projeto financiado no âmbito do CNPq (Chamada Universal 2021: Processo 405192/2021-5), com rede de pesquisa nacional e internacional. Foi Chefe da Coordenadoria Geral de Pós-graduação - CPG da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFMS, atuando também como Pró-Reitora substituta (2017-2020). É líder do grupo de pesquisa (CNPq) NUPECON/ESAN- Núcleo de Pesquisas e Estudos em Controle Gerencial e participa como membro externo do MABPIC-Grupo de Investigação Metodologia de La Investigación Científica, da FCC-UNMSM, Lima- Peru.

Interesse de pesquisa

Minha agenda de pesquisa principal tem focado em duas principais linhas de interesse. A primeira, relativa ao controle gerencial de organizações públicas, do terceiro setor ou privadas, seja no contexto de grandes corporações, empresas de cunho familiar ou do agronegócio. Tenho interesse em pesquisas que versem sobre problemas práticos no contexto real, que impactem na tomada de decisão dos gestores. Pesquisas que versem sobre sistemas de controle gerencial ou artefatos específicos, desde que sejam relevantes e tragam impacto ao contexto pesquisado. Nesta direção, coordeno um projeto financiado aprovado pelo CNPq – Edital Pró-Humanidades – vigência 2023/2024.

A segunda vertente de investigação a que tenho dedicado os meus esforços é relativa ao ensino e pesquisa contábil. Como docente de ensino superior há mais de 25 anos, entendo que os fundamentos e práticas relativas à profissão docente, ao compreender os fatores que impactam no ensino-aprendizagem e nos resultados dela decorrentes, seja em termos de metodologias de ensino ou aspectos específicos no tocante à ética, por exemplo, devam ser pauta de investigações para provocar avanços no estado da arte. Como pesquisadora da área contábil, interessam-me aspectos que possam instigar a crítica e provocar mudanças significativas de interesse coletivo enquanto área contábil, essencialmente referente a problemas de pesquisa no tocante à pós-graduação. Neste contexto, tenho dois projetos financiados pelo CNPq, sendo um voltado à educação contábil (Chamada Universal – vigência 2022-2024) e pesquisa contábil (Projeto Bolsa Produtividade em Pesquisa – vigência 2022-2024).

Grupos de Pesquisa:

• NUPECON/ESAN - Núcleo de Pesquisas e Estudos em Controle Gerencial - UFMS
  • EnPeCont Ensino e Pesquisa Contábil - USP
  • Núcleo FEA de Pesquisa e Extensão em GÊNEro, RAça e Sexualidade (FEA Research Group in GENder, RAce & Sexuality) - GENERAS - USP

Linhas de Pesquisa:

Publicações em destaque

1. Controle Gerencial

Autores: Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Patrícia Villa Costa Vaz

Este estudo tem como objetivo analisar como o pacote de Sistema de Controle Gerencial impacta a percepção de confiança entre gestores e funcionários de uma empresa que passava por processos de mudança de ativos, como fusão.

Vaz, P. V. C. & Espejo, M. M. S. B. (2022). Sistema de controle gerencial e confiança entre gestores e funcionários: estudo de caso durante a fusão de empresa no brasil. Revista de Gestão Organizacional, 15, 109 - 125.

2. Educação contábil

Autores: Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Iasmin Andrade, Núbia Kawai, Guilherme Alves de Souza Andrade, André Felipe Queiroz

O objetivo deste estudo foi identificar os fatores que influenciaram a adoção de ferramentas tecnológicas por parte de estudantes da área de negócios durante o período da pandemia.

Espejo, M. M. S. B., Andrade, I. A., Kawai, N. G. O., Andrade, G. A. S. & Queiroz, A. F. (2022). Brazilian's perspective about adoption intention and effectiveness of digital platforms for online learning during covid-19. Revista Quipukamayoc, 30, 9 - 21.

3. Pesquisa contábil

Autores: Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Sara Daniel da Silva, Agnes Akemi Yaniro, João Paulo Rezende Lima, Elisabeth Oliveira Vendramin

O objetivo do presente artigo é identificar as expectativas, oportunidades, dificuldades e impactos, pela perspectiva de mestrando, gerados pela vivência em programas de Pós-graduação acadêmicos em Ciências Contábeis recém-implementados.

Espejo, M. M. D. S. B., da Silva, S. D., Yahiro, A. A., de Lima, J. P. R., & Vendramin, E. de O. (2022). A vivência na pós-graduação à luz de Vigotski: o que dizem e sentem os alunos de ciências contábeis?. Enfoque: Reflexão Contábil, 41(2), 23-41.