Edvalda Araújo Leal

por Viviane Silva Bittencourt
Publicado: 11/11/2019 - 11:42
Última modificação: 26/07/2022 - 17:30
Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim
+55 34 3230-9495 Ramal: 9495

É professora adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ministra aulas nos cursos de graduação e pós graduação em Ciências Contábeis. Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis/UFU no período de Junho/2016 a junho/2018. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET)/UFU no período de Fevereiro/2014 a Julho/2016. Coordenou o Projeto financiado pela FAPEMIG ? Estratégias de Ensino Aplicadas à Educação Contábil (2014-2016), como produto do projetol é autora dos livros: Revolucionando a Sala de Aula: Como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem e Revolucionando a docência universitária: dicas, experiências e teorias para a prática docente em negócios (ambos pela editora Atlas). Membro da equipe de pesquisa do projeto FAPEMIG: Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios, como produto do projeto é autora do livro: Revolucionando o Desempenho Acadêmico: o Desafio de Isa. Autora de diversos artigos publicados em periódicos nacionais . Orientadora de mestrado e doutorado, tem participado e publicado nos principais eventos acadêmico-científicos da área. É pesquisadora líder do NEPAC - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade e Coordenadora Geral do evento Científico Congresso UFU de Contabilidade (2015 e 2017). Participou da equipe organizadora do evento científico AnpCont (2017). Editora geral da Revista Mineira de Contabilidade (RCM) e Editora Associada da Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA Journal). Interesses de pesquisas nas temáticas: Educação Contábil (motivação discente; estratégias de ensino e de aprendizagem; estilos de aprendizagem, estereótipo do contador) e Contabilidade Gerencial (gestão de custos; sistemas de informação gerencial; orçamentos).

Linhas de Pesquisa: 

Publicações em destaque

  1. Perfil do controller

    Autores: Mônica Aparecida Ferreira, Edvalda Araújo Leal, Layne Vitória Ferreira, Ana Maria Simões Costa Ferreira

    Ferreira,  M. A., Leal, E. A., Ferreira, A. M. D. S. C. & Ferreira, L. V. (2021). Perfil do controller e suas escolhas estratégicas: uma análise sobre controllers brasileiros e portugueses. Revista de Contabilidade e Organizações, 15(1), 1-12.

  2. Motivação e Enade

    Miranda, G. J., Leal, E. A., Ferreira, M. A. & Miranda, A. B. de. (2019). Enade: os estudantes estão motivados a fazê-lo?. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 13, 2 - 28.

  3. Desempenho acadêmico

    Autores: Mônica Aparecida Ferreira, Edvalda Araújo Leal, Gilberto José Miranda, Aline Barbosa de Miranda, Alanna Santos de Oliveira

    Miranda, G. J., Nova, S. C., Leal, E. A., Miranda, A. B. de, Ferreira, M. A. & Pimenta, A. S. de O. (2018). Revolucionando o desempenho acadêmico: o desafio de Isa, 176.

  4. Motivação

    Autores: Gilberto José Miranda, Edvalda Araújo Leal, Carlos Roberto Souza Carmo

    Leal, E. A., Miranda, G. J., & Carmo, C. R. S. (2013). Teoria da autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes do curso de ciências contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, 24, 162-173.