Neirilaine Silva de Almeida

Última modificação: 10/08/2022 - 17:23
Tipo do Docente:
Colaborador

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), especialização em Controladoria e Finanças (UFU-2009), Mestrado em Administração (UFU-2012) e Doutorado em Contabilidade (UFU-2018). Trabalhou nas áreas de Controladoria, Finanças e Contabilidade Societária com ênfase em escrituração contábil, elaboração de demonstrações financeiras, apuração de impostos e realização de declarações acessórias. Em 2011 e 2013/2014 participou de projetos sobre Governança Corporativa e títulos de dívida de países da América Latina, que contou com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (CEPAL) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina. Publicou dois capítulos de livros sobre Governança Corporativa em parceria com dois professores da UFU. Em 2014 foi co-autora do livro "Casos para Ensino em Contabilidade Societária". Em 2017 publicou dois capítulos, sobre os Pronunciamentos Contábeis, em livros do PROCONTAB (SECAD). Em 2018 foi co-autora de dois capítulos no livro "Revolucionando a docência universitária: orientações, experiências e teorias para prática docente em negócios". Possui certificações em cursos de finanças pessoais, mercado de capitais, investimentos em renda fixa e renda variável, mercados de swaps e opções e análise fundamentalista. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)/FACIC.

Linhas de Pesquisa:

Publicações em destaque

1. Escolhas Contábeis

O objetivo do estudo foi examinar a associação entre características observáveis do CFO e as escolhas contábeis. Os resultados indicaram que as características observáveis explicam parcialmente suas escolhas contábeis

Almeida, N. S., & Lemes, S. (2020). Determinants of accounting choice: do CFOs characteristics matter? Management Research Review , 43(2), 185-203.

2. Avaliação de Empresas

Ferreira, D. S., Almeida, N. S., Queiroz, L. M., & Cunha, M. F. (2019). Empresas Sustentáveis e Valiosas: Um Caso de Ensino sobre a Decisão de Parceria ou Investimento em Ações da CEMIG. Internext14(3), 304–316.