Reiner Alves Botinha

por Viviane Silva Bittencourt
Publicado: 04/02/2020 - 10:59
Última modificação: 18/02/2020 - 15:18
Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim
+55 34 3291-5904

Doutor e Mestre em Ciências Contábeis na linha de Contabilidade Financeira pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU). Autor de trabalhos publicados em congressos de relevância nacional na área como Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, Congresso ANPCONT, Congresso Brasileiro de Custos, EnEPQ, SEMEAD e Enangrad. Aprovou também trabalho em um dos maiores eventos internacionais de contabilidade, o encontro anual 2014 da American Accounting Association (AAA), realizado em Atlanta (EUA). Contém também trabalhos aprovados em periódicos como Revista de Contabilidade e Finanças da FEA/USP (RC&F), Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA Journal/ANPCONT), Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG-UnB), Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Educación (REICE), dentre outras. É também revisor de importantes periódicos na área de Contabilidade e Educação, como por exemplo o periódico internacional de Qualis A1 Education Policy Analysis Archives da Arizona State University. Graduado em Ciências Contábeis, foi agraciado com o Prêmio Destaque UFU em Iniciação Científica e Tecnológica 2011 com Menção Honrosa na Grande Área Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Atualmente pesquisa na área de Contabilidade Societária com ênfase em informações contábeis e os impactos para os usuários da Contabilidade. Possui interesse de pesquisa no tema Educação em Contabilidade.

Linhas de Pesquisa: 

Publicações em destaque

  1. Corrupção e Ambiente Contábil

    O objetivo da pesquisa foi identificar como o ambiente contábil afeta o grau de corrupção percebida dos países pertencentes ao grupo do G20. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise de dados em painel com 19 países pertencentes ao G20 e listados no Índice de Corrupção Percebida (ICP) nos períodos de 2006 a 2015. Verificou-se que além das forças institucionais políticas e econômicas, o ambiente contábil, representado pela extensão do disclosure, também influencia o grau de corrupção percebida dos países.

    Botinha, R. A.; & Lemes, S. (2019) Corrupção Percebida: Uma Análise da Associação com o Ambiente Contábil dos Países do G20. Advances In Scientific And Applied Accounting, 12, 120-139.