Gilberto José Miranda

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Publicado: 19/04/2018 - 08:41
Última modificação: 27/07/2022 - 14:23
Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim
+55 34 3230-4164 Ramal: 4164

É Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração, Especialista em Docência na Educação Superior, Especialista em Controladoria e Contabilidade e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Participou da implantação do curso de Ciências Contábeis no campus do Pontal (UFU) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade na UFU (mestrado e doutorado). Atuou como coordenador dos cursos de graduação em Ciências Contábeis por dois mandados na UFU. Foi coordenador científico do I Congresso UFU de Contabilidade (2015) e coordenador geral do II Congresso UFU de Contabilidade. Foi editor geral da Revista Mineira de Contabilidade (RMC) de 2015 a 2017 e coordenador científico da área de Ensino e Pesquisa do Congresso da ANPCONT (2016 e 2017) e do 4th UnB Conference on Accounting and Governance (2018). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da U FU, editor associado da revista Education Policy Analysis Archives e da Revista Mineira de Contabilidade, bolsista do CNPq e pesquisador líder do NEPAC - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade e membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis. Tem se dedicado a pesquisas nas áreas: Educação e Pesquisa em Contabilidade (desempenho acadêmico, formação docente, motivação e estratégias de ensino dentre outros) e Análise das Demonstrações Contábeis.

Link Publons:

https://publons.com/wos-op/researcher/1686029/gilberto-jose-miranda/

Linhas de Pesquisa: 

Publicações em destaque

  1. Casos para Ensino

    Autores: Gilberto José Miranda, Bruno Barbosa de Souza, Silvia Pereira de Castro Casa Nova

    O presente estudo foca na utilização de casos para ensino para facilitar o aprendizado de conceitos de contabilidade pelos estudantes. O objetivo foi analisar o caso para ensino Open Safari visando o aprendizado de conceitos contábeis utilizando como base os elementos estruturais de um caso e os pressupostos da Teoria da Atividade de Estudo (TAE). Concluiu-se que a utilização de casos para ensino alinhada às bases da TAE tem o potencial de promover aprendizado, desde que estejam estruturados a partir de tarefas de estudo, além de conter elementos como: informações problematizadoras, contexto tanto próximo quanto possível da realidade do estudante e elementos motivacionais e emocionais. Os resultados indicam direcionamentos tanto para elaboração quanto para a avaliação de casos para ensino, podendo contribuir com docentes ao demonstrar como a TAE pode ser utilizada para operacionalizar o ensino e promover oportunidades de aprendizagem de conceitos contábeis utilizando casos para ensino.

    Souza, B. B. de, Miranda, G. J., & Nova, S. P. D. C. C. (2023). Desenvolvimento de Conceitos Contábeis à luz da Teoria da Atividade de Estudo por meio do Caso para Ensino Open Safari. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 18(3), 74-94

  2. Uso da informação contábil

    Ribeiro, R. B., Miranda, G. J., & de Azevedo, R. R. (2021). (Des) legitimação da informação contábil em processos licitatórios no Brasil. Revista Contemporânea de Contabilidade, 18(48), 72-88.

  3. Avaliação da educação superior

    Autores: Vivian Duarte Couto Fernandes, Gilberto José Miranda, Nicola Alexander, Janser Moura Pereira

    Fernandes, V. D. C., Miranda, G. J., Alexander, N., & Pereira, J. M. (2021). Value-added in Higher Education: a new methodology for undergraduate programs in Brazil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 26(2), 606-628.

  4. Indicadores socioambientais e rentabilidade

    Autores: Rafael Borges Ribeiro, Gilberto José Miranda, Wesley Henrique Cruz

    Cruz, W. H. D., Miranda, G. J., & Ribeiro, R. B. (2020). Relação entre indicadores socioambientais e rentabilidade das empresas listadas na B3. Pensar Contábil22(78).

  5. Legitimação da informação contábil

    Ribeiro, R. B., Miranda, G. J., & de Azevedo, R. R. (2021). A baixa legitimação da qualificação econômico-financeira (QEF) percebida pelos stakeholders nas licitações públicas. Advances in Scientific and Applied Accounting, 1(1),185-205.

  6. Análise das demonstrações contábeis

    Autores: Gilberto José Miranda, Josedilton Alves Diniz, Eliseu Martins

    Martins, E., Diniz, J. A., & Miranda, G. J. (2020). Análise Avançada das Demonstrações Contábeis, 3 ed. São Paulo: Atlas.

  7. Avaliação da educação superior

    Fernandes, V. D. C., Miranda, G. J., & Alexander, N. (2020). Modelos de valor agregado no ensino superior: uma contextualização histórica da experiência brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos101(259), 691-720.

  8. Desempenho acadêmico

    Autores: Mônica Aparecida Ferreira, Gilberto José Miranda, Zeila Abdala de Sá

    Souza, Z. A. de S., Ferreira, M. A. & Miranda, G. J. (2019). Teoria da atribuição de causalidade: percepções docentes e discentes sobre os determinantes do desempenho acadêmico. Advances in scientific and applied accounting, 12, 40 – 58.

  9. Motivação e Enade

    Miranda, G. J., Leal, E. A., Ferreira, M. A. & Miranda, A. B. de. (2019). Enade: os estudantes estão motivados a fazê-lo?. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 13, 2 - 28.

  10. Desempenho acadêmico

    Autores: Mônica Aparecida Ferreira, Edvalda Araújo Leal, Gilberto José Miranda, Aline Barbosa de Miranda, Alanna Santos de Oliveira

    Miranda, G. J., Nova, S. C., Leal, E. A., Miranda, A. B. de, Ferreira, M. A. & Pimenta, A. S. de O. (2018). Revolucionando o desempenho acadêmico: o desafio de Isa, 176.